As avaliações psicométricas medem a aptidão, os traços de personalidade, o comportamento e os motivadores dos funcionários ou candidatos em potencial. Eles ajudam na avaliação de candidatos adequados e culturalmente adequados para diferentes cargos.
Este guia serve como um manual detalhado para a compreensão dos testes psicométricos. Os candidatos, bem como os recrutadores, encontrarão insights valiosos sobre os benefícios, tipos e aplicações dos testes psicométricos, independentemente de sua especialidade e setor funcional.
Um teste psicométrico avalia as habilidades cognitivas e os traços de personalidade dos indivíduos. Ele ajuda a avaliar se os candidatos podem prosperar em uma função profissional específica. Esse tipo de avaliação ajuda a entender aspectos da capacidade mental e do comportamento que as organizações podem ter dificuldade em avaliar durante conversas e entrevistas.
Um teste de personalidade psicométrico é um método padrão e científico igualmente significativo em ambientes educacionais e de recrutamento. Ele oferece uma avaliação imparcial de uma ampla gama de parâmetros, como raciocínio lógico, aptidão específica do setor, qualidades específicas da função, tipo de personalidade e muito mais.
As organizações preferem usar testes psicométricos no recrutamento devido à forte correlação entre as pontuações dos testes psicométricos e o desempenho no trabalho. As qualidades preditivas de uma avaliação psicométrica servem ainda como uma base essencial para simplificar o processo de contratação.
A avaliação psicométrica permite que os gerentes de contratação meçam as habilidades de um indivíduo para processar informações, resolver problemas e tomar decisões enquanto avaliam seus atributos comportamentais.
Analisar humanamente todos os formulários de emprego pode ser um processo demorado. As avaliações psicométricas permitem que as empresas se concentrem em candidatos adequados ao restringir a pesquisa. Além disso, a utilização de testes psicométricos nas contratações garante a contratação de profissionais com maior probabilidade de se adequar ao ambiente da empresa. Isso ocorre porque vários aspectos dos testes psicométricos ajudam a avaliar o ajuste cultural e a consistência entre os indivíduos.
Os testes psicométricos usam metodologias comprovadas para medir traços de personalidade e aptidão. Assim, eles prometem maior validade do que as entrevistas convencionais.
Um teste psicométrico produz resultados confiáveis e semelhantes sob condições variáveis. A pontuação recebida por vários candidatos é precisa, imparcial e consistente.
As avaliações psicométricas são geralmente dos dois tipos a seguir:
Os testes de personalidade são uma forma de avaliação psicométrica que ajuda a identificar traços de personalidade específicos necessários para desempenhar uma função de trabalho com eficiência. Esses testes oferecem insights significativos sobre as principais qualidades, motivações, estilos de comportamento dos candidatos, etc.
A ciência por trás dos testes de personalidade
Os testes de personalidade geralmente seguem duas grandes escolas de abordagens baseadas em traços de pensamento e tipos. Enquanto a teoria dos tipos categoriza as personalidades em introvertidas/extrovertidas, a teoria dos traços mede o grau em que os principais traços de personalidade existem em um indivíduo. A teoria dos tipos define os indivíduos como introvertidos ou extrovertidos, em intensidades variadas.
Exemplos de modelos que seguem a teoria dos tipos são:
As avaliações de personalidade focadas em traços são todas baseadas no modelo Big Five, também conhecido como modelo OCEAN. Desenvolvido na década de 1970, este modelo lista cinco principais traços de personalidade entre os seres humanos em graus variados.
i) Abertura
Os candidatos que possuem este traço têm uma inclinação natural para a aventura e a arte. Eles são curiosos, criativos e abertos a mudanças.
ii) Conscienciosidade
Candidatos que possuem conscienciosidade são organizados e têm senso de responsabilidade. Eles têm o desejo de atingir seus objetivos e são altamente confiáveis.
iii) Extroversão
Candidatos que possuem extroversão indicam diversas características, inclusive sociabilidade. Eles extraem sua energia das interações ou reuniões sociais do dia-a-dia. Esses indivíduos são geralmente alegres e assertivos em sua abordagem.
iv) Amabilidade
A amabilidade é indicativa da bondade de um candidato. Esses indivíduos são confiáveis e prestativos.
v) Neuroticismo
Pessoas com baixo nível de neuroticismo são emocionalmente estáveis e exibem calma e compostura ao enfrentar problemas.
Os Testes de Capacidade Cognitiva avaliam as habilidades mentais dos indivíduos. Eles ajudam a medir o pensamento crítico, raciocínio lógico, habilidade verbal e habilidades de resolução de problemas. Essas avaliações também avaliam como os indivíduos usam experiências passadas em novas situações.
A ciência por trás do teste de capacidade cognitiva
Os testes de capacidade cognitiva medem dois componentes essenciais da inteligência humana: fluida e cristalizada. Enquanto a inteligência fluida inclui o raciocínio, a inteligência cristalizada gira em torno de fatos e informações adquiridos por meio de experiências.
Quando os testes de capacidade cognitiva devem ser usados
Os testes psicométricos ajudam:
As avaliações de perfis psicométricos são ferramentas psicológicas que os empregadores desejam usar para verificar a adequação dos candidatos para várias funções. Esses testes variam em assunto e conteúdo para avaliar alguns dos conjuntos de habilidades mais procurados. Algumas ferramentas de testes psicométricos proeminentes usadas no recrutamento são testes de raciocínio numérico, verbal e lógico.
Além das vantagens listadas nas seções anteriores, há duas razões principais pelas quais os empregadores usam testes de avaliação psicométrica:
A plataforma online da Mercer | Mettl permite que os recrutadores tomem ótimas decisões sobre pessoas com um conjunto abrangente de ferramentas de avaliação e contratação de talentos. Com sua extensa biblioteca de testes e simuladores, as avaliações da Mercer | Mettl avaliam o conhecimento dos candidatos, habilidades subjacentes, atributos comportamentais e habilidades com a máxima precisão. Há uma ampla gama de avaliações psicométricas, cognitivas, centradas na função e técnicas disponíveis para tomar decisões de recrutamento bem informadas.
Os testes psicométricos da Mercer | Mettl são projetados para oferecer informações detalhadas relacionadas ao comportamento, personalidade e motivações dos candidatos. Como resultado, os recrutadores podem empregar uma abordagem holística, incluindo avaliações técnicas, para contratar um candidato apto para o cargo.
A biblioteca de avaliações pré-construídas da Mercer | Mettl ajuda a avaliar os candidatos com eficiência. As personalizações permitem ainda que os gerentes de contratação criem testes específicos para diferentes cargos para melhorar a objetividade da avaliação. Isso permite combinar funções de trabalho e requisitos de negócios com resultados de avaliação favoráveis.
Com um fluxo de processo contínuo, os testes da Mercer | Mettl oferecem uma experiência positiva aos candidatos. Além disso, a estrutura intuitiva e a interface amigável garantem que os candidatos não enfrentem desafios ao navegar no teste, melhorando o envolvimento e a experiência do candidato.
As avaliações psicométricas ajudam a selecionar candidatos relevantes de um grande banco de talentos. Essa avaliação nos estágios iniciais permite que a equipe de contratação recrute candidatos adequados para diferentes cargos. Portanto, os gerentes de contratação precisam identificar as necessidades de negócios, combinar requisitos com cargos específicos e combinar diferentes testes com avaliações psicométricas para obter os melhores resultados.